Gente que fez e faz a nossa história

A união faz a força. 13º sonho realizado
23/12/2014
Casas reformadas, sonhos realizados
05/01/2015

Gente que fez e faz a nossa história

Gente que fez e faz a nossa história.

Nascido em 13 de outubro de 1939, na cidade de Abaeté (MG). De família simples, os pais eram agricultores. Aos 6 anos de idade já aprendia a labutar a terra e buscar dias melhores.

Ao contrário do que se pensa e diz, o sofrimento e a incerteza chegaram bem antes da construção da represa de Três Marias para muitas famílias. As famílias que são deslocadas por barragens têm que começar a fazer tudo de novo que foi construído ao longo de sua vida: construir um novo lar, fazer novos amigos, vizinhos…. Na terra deixada, ficavam lembranças e para a cidade que foi, a esperança de uma vida melhor. Em 1955, chegou a Unaí e como aprendiz de mecânico foi trabalhar.

Corria o ano de 1961, quando por aqui chegou para trabalhar e instalar uma linha de ônibus do qual atuou como motorista cujos trajetos eram Buritis, Unaí e Formosa. Ficou viúvo nos primeiros anos do casamento e anos mais tarde (1966) casou-se com Maria de Lourdes Alves, com a qual teve 3 filhos. No primeiro casamento, teve apenas uma filha.

Instalou uma lanchonete na praça Dom Elizeu próximo ao pé do jatobá e anos mais tarde montou um restaurante próximo ao posto de gasolina (hoje Falcão). Ler, ouvir e discutir é o que ele mais gosta. No único restaurante da cidade, formou-se um ponto de encontro de amigos e lideranças que foi o pilar para sua campanha eleitoral e ser eleito Prefeito em 1973. Em 1985, disputou sua 2ª eleição e também foi eleito Prefeito pela segunda vez..

“Eu sempre acreditei no crescimento e no desenvolvimento de Buritis. Buritis é tudo aquilo que eu sempre imaginei. Dinheiro muito gente pode ter, mas a credibilidade é o mais importante dos valores que uma pessoa possa ter. Cada Administrador que por aqui passou deixou sua parte de contribuição”, disse ele ao longo da entrevista.

Dentre suas principais ações: trouxe energia elétrica para Buritis e água potável pela COPASA; abriu muitas estradas e construi muitas pontes; melhorou o perímetro urbano com calçamento e com rede de esgoto em algumas ruas do centro; trouxe a telefonia fixa e repetidora de TV; construiu o centro Administrativo.

Aposentado, Secretário Municipal de Agricultura, 75 anos, Adair Francisco de Oliveira é gente que fez e faz a nossa história. Uma pessoa especial que realizou e trouxe benefícios para nossa cidade e para nossa gente. Buritisense de coração que representa, defendeu e levou o nome da nossa cidade à longíquos rincões. Pessoa simples que sempre teve o orgulho e a honra de dizer em alto bom som: “eu amo Buritis”.